Minha Vida de Beer Sommelier...

















                    Como tudo começou...

Bom, vou tentar resumir mas, não sei se vai ser fácil, porque não foi nada simples e não tem sido "moleza".
Apos trabalhar muito tempo na área de Hotelaria, finalizar a faculdade, as especializações e ter atuado durante anos na área Hospitalar, aceitei o desafio de ir trabalhar em Angola (Costa Ocidental da Africa). Estive em Luanda (Capital do Pais) por mais de 3 anos e após muitos tombos de aprendizado essenciais para o crescimento profissional e pessoal resolvi vim para Europa.
Eu já havia visitado alguns países da Europa antes, tais como: Espanha, Itália, Portugal e viajado bastante pela America do Sul, Asia e no Sul da Africa, então pensei que poderia ser fácil me adaptar em outra cultura e aprender um outro idioma. Até então, meu foco era estudar inglês, foi então, após algumas conversas com minha mãe e meu irmão Fabio (que hoje mora na Irlanda), fui realmente convencida a arriscar tudo e investir nesta experiência.
Eu, já no Brasil, semanas depois sair de uma face "malarenta", exatamente, tive malária nas últimas semanas em Angola, o mosquitinho me deu este presentinho-surpresa (que jamais esquecerei) e após quase morrer eu me sentia preparada para sair me aventurando novamente, foi ai então que fiz toda a correria para ir para Irlanda e ficar no minimo 3 meses (este era o plano inicial)...!
O tempo passou e quando me dei conta já estava vivendo na Irlanda por 6 meses, conheci meu namorando (atualmente meu noivo), detalhe ele é Irish (Irlandes)...e os dias foram passando, os meses e fiquei quase 1 ano morando numa cidadezinha chamada Dun Laoghaire (30 minutos de Dublin).
Neste 1 ano na Irlanda, fiquei 6 meses com vida de madame, hahaha, ah como foi bom, mas todavia como para qualquer outro Brasileiro, a grana foi acabando, acabando, e tive que procurar um emprego, na verdade o famoso "sub-emprego". Mas, eu que sou uma pessoa super "rabuda", que isso tenho que assumir que fui e sou, sempre consigo empregos bons e facilmente (Graças a Deus), comecei a trabalhar como Nanny (falando no português claro: Nanny = Babá) e também fiz muitos trabalhos como Promoter (promotora de eventos) em um Bar chamado: The Graduate (em Killiney), lá foi meu primeiro contato com o "trabalhar" em um Bar, com Bebidas e claro com a Cerveja (em especial a Guinness).
Em meados de Abril início de Maio (do ano passado 2011) fiz algumas viagens, em paises que eu sempre quis conhecer, tais como: Noroega, Bélgica, França e Malta, sendo que com com a chegando o verão (que por sinal foi de lascar de quente...hahaha) eu e meu noivo, decidimos nos mudar para Malta, usando o famoso ditado popular "de mala e cuia"! Largamos tudo na Irlanda e estamos morando em uma Cidade chamada St. Julians (30 minutos da Capital - Valleta).
Desde Junho de 2011 estou trabalhando com Alimentos e Bebidas e cada dia que passa me apaixonando mais por esta área intrigante.
Mais afinal...como surgiu o Beer Sommelier...enrolei, enrolei e não falei...muita calma nesta hora...vou contar tudinho...
Eu comecei a trabalhar em um Restaurante Espanhol chamado Cañas y Tapas, e por sua vez, por ser um restaurante internacionalmente famoso conheci muitas pessoas, fiz ótimas amizades e aprendi vários idiomas, incluindo o Inglês e aperfeiçoando meu Espanhol com os meus chefes.
Porém, meu Inglês parecia não ser o bastante naquela hora, porque uma coisa é aprender o inglês nas escolinhas, a outra é trabalhar com crianças, imagina trabalhar em um Bar ou em uma cozinha, meu Deus, quantos termos técnicos, quanta coisa diferente...eu fiquei totalmente perdida! Ai então, meu "namorido" que é meu anjo da guarda, teve a brilhante ideia de colocar o programa do Chef Gordon (Hells Kitchen) para eu assistir, assim eu aprendia todos os verbos e as coisas da cozinha em Inglês...lindo, neh? Pois bem, todo Santos dia eu assistia o programa, até que um dia em um dos episódios a tarefas dos candidatos a Chef (gincanas, sei lé o nome disso) na prova final quem ganhava o ponto de melhor prato era o vencedor e os jurados dessa "prova" eram 3 grandes "Beer Sommelier" formadas por uma Universidade do Canadá.
Me lembro também que os participantes tinham que fazer os pratos utilizando as cervejas como um dos ingrediente, e no final os jurados experimentavam as comidas, juntamente com as cervejas adequadas para cada estilo, realizando então a Harmonização e Combinação das Cervejas.
Depois desde programa, fiquei muito curiosa e comecei a pesquisar sobre o assunto e quando me dei conta, já estava totalmente envolvida e apaixonada pelo trabalho, projeto e estudos sobre as cervejas.
Virou um "vicio" na minha vida, ler, pesquisar, comprar cervejas diferentes, colecionar garrafinhas, latas, tampas, acessórios e entre outros.
Em seguida, fui para Espanha fazer cursos na área de Cerveja, desde o processo de fabricação até a degustação, o como servir...e tenho atuado na área, afim de me especializar cada vez mais.
É realmente incrível como as coisas surgem nas nossas vidas do nada, sem explicação...apenas aconteceu este "encontro".
Sinto-me realizada por encontrar algo que me dá prazer em fazer, em estudar, em buscar cada vez mais...e como digo sempre este "estudo" é muito intenso, levasse meses, anos e vários aspectos diferentes para serem analisados e explorados.
Vejo que é uma área que está em expansão, embora seja nova no Brasil e assim como em alguns países, o objetivo segue a mesma linha de raciocínio...ver, aprender, sentir e compartilhar.
Então, vamos seguir juntos ao descobrimento desses prazeres entre Beber e Comer...com moderação!

Vejam muito bem vindos ao meu Blog, sinta-se a vontade para escrever, publicar, opinar e/ou criticar, afinal este Blog também é seu! Enjoy!

Cheers!  
Daniela Bernardes Loyola





No comments:

Post a Comment