Crazy Gypsy Brazilian Beer Sommelier, me chamam assim em Inglês, parece um palavrão, mas essa frase enorme nada mais é que um simples "apelido" digamos "carinhoso" que ganhei e tem me acompanhando nesses 5 anos fora do Brasil. Sou Paulistana, Escorpiana, Santista, Hoteleira e agora Beer Sommelier! Acompanhe minhas "desassossegadas atrapalhadas" pelo mundo afora e vamos descobrir juntos os segredos das Cervejas e da Gastronomia, por meio de vídeos, fotos e artigos. Enjoy, Cheers!
Ingredientes da Cerveja. Entenda de uma forma simples.
Postado por
Daniela Bernardes Loyola
Quais são os ingredientes da Cerveja:
* Cevada:
A cevada é uma planta anual da família das gramíneas, podemos a plantar e colher em todos os tipos de clima e ela cresce rapidamente. Há cevada que são semeados no inverno, mas é mais freqüentemente e comum fazer isto na primavera, em meados de Março ou Abril, e no caso de uma região fria, para evitar geadas tardias. ( No Brasil depende da Cidade).
A cerveja é sem dúvida mais grãos de "Cevada". É o cereal que todos relacionam com o "Cerveja" imediatamente. No entanto a cevada não é a única possibilidade, temos outras opções: como o trigo, arroz e milho, mas não é muito comum, pois a maior ou menor grau na cerveja é extratorácica seca.
* Malte
Embora a palavra geralmente se refere ao malte de cevada germinada articialmente e depois secas e torradas, é possível tambem grãos maltados, com o tempo de fermentação, por exemplo, trigo malte, cevada usada como em a preparação de sucedâneos do café.
A cor é um dos factores de diferenciação. Os maltes de cor são mais utilizados para cervejas âmbar ou castanhas, enquanto um malte claro é escolhido para cervejas “pilsen”.
Existem outros tipos de maltes com etapas significativamente diferentes.
O malte de turfa (malte para o uísque) dá um gosto particular (fenol) e é obtido fazendo passar fumos de turfa durante a secagem!
* Água
A água é um dos ingredientes mais importantes e essenciais na produção de cerveja. Tanto assim, que desde a primeira idade (antigamente) procurava-se um lugar onde havia fontes de água ou fontes puras e em seguida instalavam fábricas de cerveja nos arredores.
* Lúpulo
Lúpulo (Humulus lupulus) é um ingrediente relativamente moderno na fabricação de cerveja em tempos antigos foram adicionados outros aromas. Mas hoje é difícil imaginar uma cerveja sem o sabor amargo e aroma peculiar dá a esta planta.
O lúpulo é utilizado para dar amargor e também aroma a cerveja.
* Leveduras
A levedura "fermento" é o último ingrediente básico que são ovóides fungos unicelulares que podem quebrar enzimas que produzem vários corpos orgânicos, especialmente açúcares.
A Levedura de Cerveja é um fungo microscópico, logo um organismo vivo, que se encontra no estado natural sobre a casca de certos frutos e no mosto da cerveja.
O principal levedura Saccharomyces Cerevisiae são normalmente altas e baixas comumente utilizado na fabricação de cerveja. Se, no entanto, há uma tendência de distinguir, de acordo com o tipo de fermentação, muitas vezes dominam Sacchoromyces Carlbergensis como fermentação levedura baixas.
Nao tem muito mistério...esta definição acima são para Leigos e/ou Iniciantes no assunto como eu:
Enjoy!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment